Quais são os seus planos para os próximos quatro anos?

Hora de planejar 

Existem grandes eventos que acontecem a cada quatro anos, como, por exemplo, as olimpíadas e eleições para presidente, prefeito, vereador. Isso me faz pensar, nesse momento em que estamos vivendo, que poderíamos planejar ou organizar as nossas vidas com metas que envolvessem esse prazo de quatro anos para serem alcançadas.



Se pensássemos em nossas vidas e em nossos objetivos como os atletas fazem, certamente teríamos algumas medalhas a mais em nosso currículo. Algumas vitórias a mais, assim como os políticos, que fazem campanhas eleitorais e precisam cumprir para serem reeleitos (ao menos deveria ser assim).


Quantas vezes você já adiou alguma coisa, um sonho, um objetivo ou algo que queria muito, mas, que deixou para lá? Já imaginou se você fizesse como os atletas olímpicos? Eles trabalham durante quatro anos para um período de provas e colheitas dos benefícios. Isso se tivermos falando de uma preparação de uma olimpíada para outra, pois, o que acontece, na verdade é que o atleta se prepara a vida inteira para um momento como esse e são necessários vários esforços conjuntos ao longo do tempo para conseguir uma classificação.

Da mesma maneira, ocorre com relação às eleições. Se olharmos, por exemplo, nos Estados Unidos, eles tem um modelo diferente do nosso, que faz com que os presidentes disputem prévias para que possam participar efetivamente das eleições presidenciais. Logo, o planejamento, a estratégia, são algo de suma importância e certamente não é feito de uma hora para outra.


Se aplicássemos isso a nossas vidas, faríamos balanços de como as coisas estão indo e como foram até esse momento, pelo menos, de quatro em quatro anos. Colocaríamos nesse balanço as nossas conquistas, nossos objetivos alcançados e os que não conseguimos alcançar. Faríamos planos e tomaríamos medidas para corrigir tudo o que não deu certo no ciclo anterior, nesse último período de quatro anos.


Eu colocaria nesse balanço feito a cada quatro anos, os seguintes bens: patrimônio, educação, crescimento pessoal, espiritual, vida amorosa, familiar, empresarial, profissional, realização de interesses individuais, realização de interesses comuns (família, amigos), realização do casal, enfim, colocaria uma modalidade para cada coisa a ser analisada em minha vida e veria o que foi feito disso nos últimos quatro anos, o que quero para os próximos quatro anos e o que pode ser mantido, melhorado ou corrigido.


Ocorre que não fazemos esse tipo de análise. Pensamos, por exemplo, tá indo tudo bem até aqui, então, pra que mudar? Ou, pior, nem pensamos a respeito, vamos apenas vivendo.

Conheço pessoas que acham que fazer uma faculdade é algo muito demorado e, por isso, não fazem ou ficam enrolando para começar. Se pensarmos que uma faculdade dura em média de quatro a cinco anos, sendo que há cursos menores, de tecnólogos que duram três anos e se analisarmos sob a ótica das olimpíadas ou das eleições, veremos que poderíamos, de uma olimpíada para outra ou de uma eleição presidencial para outra, termos uma nova formação. O mesmo vale para quem pretende fazer mestrado, doutorado ou MBA.

Se você pensar assim: esse ano teve olimpíadas ou eleição para presidente, daqui quatro anos tem novamente. O que eu gostaria de adquirir? Como eu gostaria de estar no próximo ciclo olímpico ou na próxima eleição. Por exemplo: hoje eu não tenho uma faculdade, mas penso em fazer, se eu começar esse ano uma faculdade que tenha duração de quatro anos, na próxima olimpíadas eu terei uma nova formação. O mesmo vale se pensarmos de eleição em eleição presidencial. O que mudou em sua vida da última eleição para presidente para a próxima? Você adquiriu algo significativo para você?


Se a sua resposta for: mas, cinco anos são muita coisa para fazer uma faculdade. 

Pense o seguinte: você fazendo ou não a faculdade, os cinco anos irão passar, se você não morrer até lá, você ficará esses cinco anos mais velho, porém, sem faculdade se não começar logo esse curso. A mesma coisa é pensar no mestrado, doutorado, MBA, comprar um carro, uma casa, ter um filho. O tempo passa e você nem se dá conta. Aprenda a se planejar! Tenha esses eventos como parâmetro e pense que tudo muda na vida de um atleta olímpico de quatro em quatro anos. Do político também, porém, nenhum deles deixa de planejar o objetivo que pretendem alcançar.


Pense e escreva o que você gostaria de ter ou ser quando chegarem as próximas olimpíadas, daqui a quatro anos, em 2020? O que você pode melhorar em sua vida nesses quatro anos? Como se planejar para obter isso? Lembre-se: só você pode se limitar quanto ao tamanho de seus sonhos. Há três anos atrás eu decidi que queria mudar de profissão, ou, ao menos, agregar uma nova carreira a minha. Optei por cursar uma outra faculdade. O tempo está passando e cada dia que passa estou mais próximo do meu objetivo, que é me formar em Psicologia, porém, se eu ficasse pensando que são mais cinco anos para estudar, que já fiz cinco anos de Direito, mais não sei quantos cursos, mais especialização, enfim, e que não dá e que demora, e blá, blá, blá, eu não estaria aqui falando disso, estaria pensando, nossa, se eu tivesse feito a matricula há três anos atrás, eu já estaria quase terminando. Já estaria faltando bem pouco para me formar.


Você pode tomar uma atitude hoje, ir atrás dos seus sonhos, se organizar, planejar e principalmente praticar. O tempo vai passar de qualquer jeito. Escolha o que fazer com esse tempo que passará independente de sua vontade. Daqui quatro anos você pode ter uma formação, um diploma, um mestrado, um doutorado, uma nova profissão, novas conquistas ou pode simplesmente estar somente quatro anos mais velho, sem nada a acrescentar em sua vida. A escolha é sempre sua. Ou você se mexe e vai pra cima conquistar o que deseja, ou pode fazer uma lista de desculpas para não fazer o que quer. Seja como for, o tempo vai passar. Daqui a quatro anos você me fala o que fez. Até lá, vou realizar os meus sonhos, planejar minhas conquistas e você? O que vai fazer?

(Ana Paixão)
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua felicidade depende de você! Não a terceirize jogando essa responsabilidade para outra pessoa

Trazendo luz à escuridão!

Os seus pensamentos e comportamentos são mesmo seus?