Quais são os seus planos para os próximos quatro anos?
Hora de planejar
Existem grandes eventos que acontecem a cada quatro anos,
como, por exemplo, as olimpíadas e eleições para presidente, prefeito,
vereador. Isso me faz pensar, nesse momento em que estamos vivendo, que
poderíamos planejar ou organizar as nossas vidas com metas que envolvessem esse
prazo de quatro anos para serem alcançadas.
Se pensássemos em nossas vidas e em nossos objetivos como os
atletas fazem, certamente teríamos algumas medalhas a mais em nosso currículo.
Algumas vitórias a mais, assim como os políticos, que fazem campanhas
eleitorais e precisam cumprir para serem reeleitos (ao menos deveria ser
assim).
Quantas vezes você já adiou alguma coisa, um sonho, um
objetivo ou algo que queria muito, mas, que deixou para lá? Já imaginou se você
fizesse como os atletas olímpicos? Eles trabalham durante quatro anos para um
período de provas e colheitas dos benefícios. Isso se tivermos falando de uma
preparação de uma olimpíada para outra, pois, o que acontece, na verdade é que
o atleta se prepara a vida inteira para um momento como esse e são necessários
vários esforços conjuntos ao longo do tempo para conseguir uma classificação.
Da mesma maneira, ocorre com relação às eleições. Se
olharmos, por exemplo, nos Estados Unidos, eles tem um modelo diferente do
nosso, que faz com que os presidentes disputem prévias para que possam
participar efetivamente das eleições presidenciais. Logo, o planejamento, a
estratégia, são algo de suma importância e certamente não é feito de uma hora
para outra.
Se aplicássemos isso a nossas vidas, faríamos balanços de
como as coisas estão indo e como foram até esse momento, pelo menos, de quatro
em quatro anos. Colocaríamos nesse balanço as nossas conquistas,
nossos objetivos alcançados e os que não conseguimos alcançar. Faríamos planos
e tomaríamos medidas para corrigir tudo o que não deu certo no ciclo anterior,
nesse último período de quatro anos.
Eu colocaria nesse balanço feito a cada quatro anos, os
seguintes bens: patrimônio, educação, crescimento pessoal, espiritual, vida
amorosa, familiar, empresarial, profissional, realização de interesses individuais,
realização de interesses comuns (família, amigos), realização do casal, enfim,
colocaria uma modalidade para cada coisa a ser analisada em minha vida e veria
o que foi feito disso nos últimos quatro anos, o que quero para os próximos
quatro anos e o que pode ser mantido, melhorado ou corrigido.
Ocorre que não fazemos esse tipo de análise. Pensamos, por
exemplo, tá indo tudo bem até aqui, então, pra que mudar? Ou, pior, nem
pensamos a respeito, vamos apenas vivendo.
Conheço pessoas que acham que fazer uma faculdade é algo
muito demorado e, por isso, não fazem ou ficam enrolando para começar. Se
pensarmos que uma faculdade dura em média de quatro a cinco anos, sendo que há
cursos menores, de tecnólogos que duram três anos e se analisarmos sob a ótica das
olimpíadas ou das eleições, veremos que poderíamos, de uma olimpíada para outra
ou de uma eleição presidencial para outra, termos uma nova formação. O mesmo
vale para quem pretende fazer mestrado, doutorado ou MBA.
Se você pensar assim: esse ano teve olimpíadas ou eleição
para presidente, daqui quatro anos tem novamente. O que eu gostaria de
adquirir? Como eu gostaria de estar no próximo ciclo olímpico ou na próxima
eleição. Por exemplo: hoje eu não tenho uma faculdade, mas penso em fazer, se
eu começar esse ano uma faculdade que tenha duração de quatro anos, na próxima
olimpíadas eu terei uma nova formação. O mesmo vale se pensarmos de eleição em
eleição presidencial. O que mudou em sua vida da última eleição para presidente
para a próxima? Você adquiriu algo significativo para você?
Se a sua resposta for: mas, cinco anos são muita coisa para
fazer uma faculdade.
Pense o seguinte: você fazendo ou não a faculdade, os cinco anos irão passar, se você não morrer até lá, você ficará esses cinco anos mais velho, porém, sem faculdade se não começar logo esse curso. A mesma coisa é pensar no mestrado, doutorado, MBA, comprar um carro, uma casa, ter um filho. O tempo passa e você nem se dá conta. Aprenda a se planejar! Tenha esses eventos como parâmetro e pense que tudo muda na vida de um atleta olímpico de quatro em quatro anos. Do político também, porém, nenhum deles deixa de planejar o objetivo que pretendem alcançar.
Pense e escreva o que você gostaria de ter ou ser quando chegarem
as próximas olimpíadas, daqui a quatro anos, em 2020? O que você pode melhorar
em sua vida nesses quatro anos? Como se planejar para obter isso? Lembre-se: só
você pode se limitar quanto ao tamanho de seus sonhos. Há três anos atrás eu
decidi que queria mudar de profissão, ou, ao menos, agregar uma nova carreira a
minha. Optei por cursar uma outra faculdade. O tempo está passando e cada dia
que passa estou mais próximo do meu objetivo, que é me formar em Psicologia, porém,
se eu ficasse pensando que são mais cinco anos para estudar, que já fiz cinco
anos de Direito, mais não sei quantos cursos, mais especialização, enfim, e que
não dá e que demora, e blá, blá, blá, eu não estaria aqui falando disso,
estaria pensando, nossa, se eu tivesse feito a matricula há três anos atrás, eu
já estaria quase terminando. Já estaria faltando bem pouco para me formar.
Você pode tomar uma atitude hoje, ir atrás dos seus sonhos,
se organizar, planejar e principalmente praticar. O tempo vai passar de
qualquer jeito. Escolha o que fazer com esse tempo que passará independente de
sua vontade. Daqui quatro anos você pode ter uma formação, um diploma, um
mestrado, um doutorado, uma nova profissão, novas conquistas ou pode
simplesmente estar somente quatro anos mais velho, sem nada a acrescentar em
sua vida. A escolha é sempre sua. Ou você se mexe e vai pra cima conquistar o
que deseja, ou pode fazer uma lista de desculpas para não fazer o que quer. Seja
como for, o tempo vai passar. Daqui a quatro anos você me fala o que fez. Até
lá, vou realizar os meus sonhos, planejar minhas conquistas e você? O que vai
fazer?
(Ana Paixão)








Comentários
Postar um comentário