Vamos começar de novo? Quero ouvir o que tem a dizer dessa vez.





Vamos começar conversar de novo? Quero ouvir o que tem a dizer dessa vez.

O mundo anda tão egoísta que falamos de nossos problemas as pessoas que estão em pior situação do que a nossa. Queremos falar e não ouvir. Perguntamos como estão todos a nossa volta, sem esperamos a resposta e passamos a discorrer sobre as dificuldades de nossas vidas. Dessa forma, numa conversa egoísta, todos falam e ninguém se escuta. 

Se acaso chego para desabafar com alguém, logo tenho como resposta como a vida desse alguém é tão mais difícil do que a minha. Se recebo uma ligação com pedido de socorro, não sou questionada(o) como estou, a pessoa desabafa, muitas vezes a um quase defunto do outro lado da linha e nem pergunta como ele(a) está passando. 

O meu problema é sempre maior e mais importante do que o seu. E assim, vamos nos isolando em nossas ilhas de sofrimentos, sem olhar ao lado o sofrimento  alheio, como se ele não existisse.

Nunca fomos tão egocêntricos, egoístas e surdos as verdades e dores dos outros. 

Imagina que louco seria alguém perguntar a você como está e realmente se importar com a resposta? E mais ainda, já pensou se a pessoa ainda escuta com atenção o que você diz, sem retrucar com os próprios problemas? Seria uma conversa muito boa essa! Gostaria de ver esse tipo de interação acontecendo entre todos. Hoje o mais comum é questionarem a sua ausência, às vezes com ar de critica, sem perceberem que talvez tenha sumido por estar com problemas. 

Imagino um mundo em que todos se preocupam uns com os outros verdadeiramente antes de emitirem suas opiniões ou começarem a desabafar seus problemas. 

Se cada um de nós pudesse acolher uma dor de alguém, antes de desabafarmos as nossas próprias dores e todos ao mesmo tempo fizessem isso, não teríamos essas conversas de loucos acontecendo por ai, onde perguntamos ao outro como ele está e não esperamos a resposta, apenas completamos com a revelação de nossas próprias dores e deixamos o interlocutor na escuridão de seus sofrimentos. 

Se não concorrêssemos para saber quem de nós sofre mais, talvez, cada um tivesse com quem verdadeiramente desabafar suas dores e nenhum de nós sufocaria o que sente enquanto escuta o desabafo da dor alheia. 

Espero por um mundo onde as pessoas realmente se importem umas com as outras e não apenas queiram desabafar suas dores, sem saber das dores alheias. Será que podemos mudar isso? Ao menos podemos refletir a respeito. 

Talvez, espalhar amor também seja ouvir com atenção, antes de falar de seus próprios problemas. Por isso, peço desculpas a todos aqueles que despejei minhas dores antes de perguntar como foi seu dia. Será que podemos começar de novo? 

Se você me ligar, perguntarei como está antes de dizer como estou sofrendo. Se combinarmos que faremos o mesmo sempre que nos falarmos, teremos a garantia que nenhuma conversa nossa será egocêntrica, mas um verdadeiro diálogo entre pessoas que se importam umas com as outras. Vamos começar de novo? 

"Como você está?"
"Obrigada por perguntar como estou. E você, como está?".

___Ana Paixão, a complexa vida em palavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua felicidade depende de você! Não a terceirize jogando essa responsabilidade para outra pessoa

Trazendo luz à escuridão!

Os seus pensamentos e comportamentos são mesmo seus?