Quando a alma é tratada o corpo não adoece.




           Durante muito tempo deixei de ser o que realmente era ou queria ser.  Pouco a pouco fui me desprendendo de mim e isso me custou um preço muito alto. Perdi o que era minha melhor parte – não por ser boa, mas por ser minha – a essência do que sou ou do que fui. Perder a sua essência e não saber como reencontrá-la é doloroso. Porém, aprendi que nada acontece ao acaso. Permiti que muita coisa acontecesse e outras foram consequências dessas permissões que dei para me perder de mim. Nada fica assim, sem retorno. Um dia a conta chega e você precisa prestar contas a si mesmo sobre as escolhas que fez. Pode demorar, mas nunca sai barato vender seus sonhos, o preço disso um dia é cobrado e a conta vai direto para sua própria consciência, que para e pensa naquilo que você fez e no que deixou de fazer.

 O relacionamento consigo mesmo nunca é encorajado. Por ai dizem que precisamos nos dar bem com todos, com amigos e familiares, que não podemos deixa de lado aqueles que amamos e é uma verdade, não podemos mesmo. Porém, quando nos ensinarão o amor próprio? Parece que é tão confuso isso de amar a si mesmo, que chegam a confundir com egoísmo. Porém, não vejo assim. Uma pessoa que não ama a si própria não poderá verdadeiramente amar aos outros. O primeiro amor que deveria ser incentivado é o amor próprio, ocorre, entretanto, que isso não acontece.


O preço de vender seus sonhos 

Qualquer indivíduo que ouse querer fazer o que pensa e gosta está condenado a ser taxado de louco, individualista ou egoísta. E ai eu pergunto: qual será o preço de fazer somente o que você TEM QUE FAZER e nunca fazer o que gosta? Eu gostaria que você refletisse a respeito.


Todo aquele que deixar de fazer as coisas que gosta em detrimento daquelas que precisa fazer irá adoecer. Seja emocionalmente, seja com alguma doença física e provavelmente     psicossomática  (que tem origem em causas emocionais não tratadas ou resolvidas). 


O principal problema que vejo nisso é que a sociedade aceita que qualquer pessoa cuide de suas doenças do corpo, porém, ignora ou recrimina aquele que se preocupa com as doenças da alma, com os infortúnios emocionais. Sendo que na maioria das vezes as doenças do corpo são tratadas isoladamente e possuem origem emocional. Assim, é resolvido o sintoma sem entender a causa, logo, o problema persiste. Pode até ser que o sintoma primário suma, porém, se não tratada a sua causa ele irá para outro lugar. Não há milagre, ou a pessoa cuida de si e aprende a fazer isso ou ela irá adoecer sistematicamente, uma hora uma coisa, outra hora outra coisa.


Conheço algumas pessoas que apresentaram sintomas físicos, dores e doenças, de uma maneira sistemática, aparentemente “do nada”, doenças que não tinham relação uma com a outra e a causa era emocional. Uma sucessão de acontecimentos estressantes na vida dessas pessoas e que não foram tratados. Algumas dessas pessoas sequer acreditavam nas causas psicossomáticas das doenças. Uma delas achava, inclusive, que isso era coisa de minha cabeça, que agora, por ser estudante de Psicologia eu via tudo como tendo causa a questão emocional. Por certo que a faculdade me dá sim parte dessa visão, porém, muito mais as minhas vivencias e estudos extracurriculares me conduzem a essas conclusões. 
 

A reflexão de hoje tem como objetivo mostrar que existem causas emocionais por trás das dores físicas e que essas causas muitas vezes estão relacionadas a sonhos não realizados, a gostos pessoais deixados de lado, a preferência do ser que foram esquecidas, maltratando a essência do indivíduo e isso nunca sai barato para quem se esquece dessa maneira, para aquele que se viola o valor a ser pago é alto, pois o custo é a sua própria saúde, sanidade mental e física são sacrificados. Pode ser que você esteja com uma série de dores em seu corpo e que essas dores apenas possuem a função de lembrá-lo questões emocionais não resolvidas e que precisam ser enfrentadas. Ignorá-las só irá fazer com que suas dores físicas e mentais aumentem, além de deixá-lo dependente de remédios. Não que os remédios não tenham sua função, eles tem, porém, em regra eles resolvem apenas as consequências e não a causa. Você precisa se conhecer.

É preciso ir mais a fundo no motivo de suas dores para que consiga resolvê-las por completo. Se há algum sonho seu que ficou engavetado por uma série de motivos, e você gostaria muito de realizá-lo, pode ser que você desenvolva uma depressão e por vergonha de ter que tratar essa doença, adquira outras doenças e isso não tem fim. Tratar a parte emocional, seus sentimentos, suas angústias, medos e a raiz de tudo que o tormenta é garantir que a sua saúde física e mental será tratada como um todo.


Não adianta você medicar as dores nas costas, cabeça, pés, dentes e seja lá qual for a sua dor se não entender o que está por trás dessas dores. O nosso corpo é sábio e denuncia tudo que está de errado em nossa vida. Ele fala mais do que gostaríamos de ouvir.

 
É melhor abrirmos a boca e tratarmos as nossas emoções nos consultórios fazendo terapia do que deixar que o nosso corpo denuncie o que está errado. Não tem como fugir, de uma forma ou de outra você irá denunciar o que não vai bem, ou falando e tratando em uma terapia ou através das doenças que irão indicar o que você tanto gostaria de esconder. Como eu sempre digo: a escolha é nossa. Seja qual for o que escolhermos, as consequências virão. 

 Cuide de sua saúde mental

Não há como ter saúde completa sem cuidar da saúde mental. Podemos dizer até que uma saúde mental em dia garante uma saúde física em ordem. Ao passo que, se você tiver com sua mente zoada, nem adianta querer corrigir o que está errado no corpo, você irá apenas remediar e não tratar. Se me permite uma sugestão: cuide de sua saúde mental, consulte regularmente um psicólogo, faça terapia. Assim como estamos acostumados a irmos ao dentista, clínico geral para fazer Check-up‎, ginecologista etc., deveríamos consultar um psicólogo regularmente para saber como vai a nossa mente. Certamente se fizéssemos isso gastaríamos muito menos em remédios para as dores do corpo, pois, quando a alma é tratada o corpo não adoece.

 Ame-se e evitará ou curará muitas doenças

 ___Ana Paixão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua felicidade depende de você! Não a terceirize jogando essa responsabilidade para outra pessoa

Trazendo luz à escuridão!

Os seus pensamentos e comportamentos são mesmo seus?