Mudanças
Mudanças.
Nem sempre estamos prontos para elas. Às vezes preferimos a comodidade do
conhecido, ainda que não seja lá aquelas coisas, mas pensamos ser melhor ficar
com aquilo que já estamos acostumados. Compreendo o raciocínio, porém, ele
precisa ser superado em algumas situações.
Claro que
mudar tudo de uma hora para outra é desconfortável, mas eu não estou falando de
mudanças drásticas. O convido a pensar ou repensar em pequenas e significativas
mudanças em seu dia-a-dia. Para adquirirmos novos hábitos precisamos de persistência,
não é da noite para o dia que vamos nos adaptar a uma nova rotina, por isso,
você pode ir introduzindo novas atividades ou pequenas mudanças aos poucos.
Vou dar
um exemplo, pode ser que você queira fazer uma atividade física, não necessariamente
ser uma celebridade fitness, apenas ter um bom hábito como fazer uma caminhada
leve. Se for muito drástica a sua mudança, vai ser difícil você se acostumar e
manter o ritmo, bem com criar o hábito.
Porém, se
você se permitir mudar um pouquinho a cada dia isso irá fazer uma grande
diferença na soma dos dias. Então, no exemplo que dei você poderia, quem sabe,
caminhar 10 minutos por dia, todos os dias. Talvez, isso não faça muita
diferença imediatamente, mas irá ajudá-lo(a) a se acostumar com a nova rotina
que pretende adquirir até que ela vire um hábito. Se você for fiel a essa
pequena mudança, ao final de uma semana você terá caminhado 50 minutos a mais
sem sentir drasticamente a mudança.
Note, não
estou aqui querendo entrar numa seara que não é minha, para a prática regular
de exercícios consulte um educador físico, que é o profissional habilitado para
orientar você na prática segura de atividades físicas. O que pretendo
exemplificar aqui é a necessidade de você ser paciente consigo mesmo ao tentar adquirir
novos hábitos.
Tente ver
a mudança como algo que pode ser feito de maneira gradativa, pouco a pouco você
vai se adaptando e ajustando a uma nova realidade. Não seja tão duro consigo
mesmo.
Tenha paciência,
entenda que você precisa vencer seus próprios desafios, mas que se não der
hoje, tente amanhã novamente, persista e procure ajuda especializada para cada
demanda pessoal, por exemplo, se você quiser melhorar a qualidade de vida
através da atividade física, procure uma academia, ou um personal training, ou
algum espaço público que tenha profissionais capacitados.
Se você
quiser uma melhora relacionada ao autoconhecimento pode procurar um instrutor
de Yoga ou alguma outra prática de meditação, ou um psicólogo para entender
suas demandas pessoais, enfim, há várias maneiras de entrar em contato consigo
mesmo, uma delas que mais gosto é a psicoterapia e recomendo não apenas para
aqueles que estão passando por algum problema ou doença emocional, mas também
para todos aqueles que querem aprofundar no conhecimento de sua essência.
Não que o
psicólogo (a) vá mostrar a você quem você é, mas ele(a) o(a) auxiliará nesse
processo, sendo o profissional adequado para ajudá-lo (a) nesse percurso de
autoconhecimento.
Sabe que
passamos alguns momentos chaves de transformação pessoal e questionamentos
internos em alguns períodos de nossas vidas? Como, por exemplo, mudança de
faixa etária ou fase da vida, adolescência, entrada na vida adulta com a
entrada na faculdade, ou ainda quando entramos no que pode ser reconhecido como
meia idade, por volta dos 35/40 anos (se pensarmos numa expectativa de vida por
volta de 70/80 anos), um pouco antes ou um pouco depois, momento em que
questionamos nossas escolhas e repensamos algumas coisas.
Outros períodos
de transições importantes são: maternidade/paternidade, ninho vazio (quando os
filhos saem de casa e os pais não sabem bem o que fazer), divórcio e até
casamento são períodos de grandes mudanças.
Nessas fases
de transição é muito bom sermos acompanhados por profissionais capacitados para
ouvir ativamente sobre nossos questionamentos e mais que isso, nos guiar,
auxiliando na superação dos obstáculos possivelmente existentes em nossa
jornada pessoal. Pense nisso e até a próxima.
___Ana
Paixão.

Comentários
Postar um comentário