Lágrimas e sorrisos fazem parte daquilo que somos.
![]() |
| SALVADOR DALI |
A dor não precisar ser
romantizada, como se fosse algo prazeroso sentir. Entretanto, não deve ser
ignorada como se apenas trouxesse algo ruim. Muitas dores trazem aprendizado.
Claro que ninguém quer voluntariamente sofrer ou passar por situações difíceis
em sua vida. Porém, a negação da beleza existente em cada experiência da vida é
algo a se pensar. Não é sem motivo que grandes poetas,
filósofos e pensadores de todos os tempos cantaram a dor, pois a sentiram, também.
Não existiriam músicas de amor sem a existência da dor. Se quer teríamos
roteiros para filmes, livros ou novelas acaso só existisse o sorriso. O fato é
que a vida real envolve sofrer em algumas ocasiões e saber lidar com elas, da
maneira que pode, é a beleza da coisa. Não podemos cobrar a todos os seres
viventes que tirem proveito de suas mazelas, mas, podemos esperar que alguns
consigam fazer isso. Ausências de pessoas queridas maltratam o coração e para
isso não há explicação que conforte o sofredor. Não é uma questão de justificar
a dor, apenas acolhê-la da maneira que der. Pode ser que você tenha uma dor
guardada agora e ela não pode ser desencubada, tamanha a sua extensão. Nesse
caso, deixe-a ai, quietinha, camuflada. Apenas não esqueça que ela faz parte do
que você é. Somos a constituição de tudo aquilo que nos rodeia, sejam
experiências boas ou ruins, tristes ou alegres. Pode guardar a sua dor para um
momento mais oportuno se quiser. Quando estiver mais fortalecido para encarar
os fatos. Mas, não se esqueça de um dia visitar seus tormentos, já que você só
é o que é por ter um dia sofrido, ainda que hoje exiba belos sorrisos, ninguém
é constituído apenas de gozos intermináveis. Cada lágrima sua faz parte do que
foi, é ou será. Ame suas lágrimas, assim como faz com os sorrisos que dá. Nem
todo sorriso é verdadeiro, mas uma lágrima só aparece para nos apresentar nossa
verdadeira face.
Ana Paixão

Comentários
Postar um comentário