Autorresponsabilidade


Até quando você vai transferir a sua responsabilidade a outras pessoas?

Ninguém pode decidir por você aquilo que só cabe a você escolher. É a sua vida! São as suas escolhas. Você até pode buscar ajuda, amparo, um colo amigo para se abrigar, entretanto, ninguém pode ter o poder de dizer a você o que deve ou não deve fazer, pois, independentemente das decisões que tomar, as consequências somente você irá ter que responder por elas.

No processo terapêutico, por exemplo, não cabe ao Psicólogo(a) decidir por você. Isso seria uma extrapolação das reais funções terapêuticas, que é o acolhimento, orientação e construção de um raciocínio que o faça entender as situações que vive e, a partir daí, decidir por si mesmo.

Se você a todo momento está buscando validação externa para as suas decisões, onde fica a sua autorresponsabilidade?  Não é possível crescer, evoluir, amadurecer, sem se responsabilizar por suas próprias escolhas. 

É compreensível que, as vezes, não saiba o que fazer e tenha necessidade de ajuda para decidir, porém, qualquer orientação que vem do externo (ou seja, que não venha de dentro de você), não pode ter um peso maior do que a sua própria escolha.

Lembre-se: você pode guiar a própria vida, não terceirize suas escolhas, leve em consideração aquilo que faz sentido pra você, porém, nunca decida nada simplesmente porque alguém disse que isso seria o melhor. Arrisque a fazer o que quer fazer e arque com as consequências de ser quem é. 

pois, se não correr esse risco, irá se colocar sempre em situação de dependência emocional e isso bloqueia o seu crescimento. Não dependa de ninguém para fazer suas escolhas. Escolhe um caminho e vai. Se não for a melhor opção, depois você muda e pronto.

É libertador pode errar por si mesmo. Não se aprisione na dependência da opinião do outro. o preço disso é que nunca irá aprender a decidir pelas próprias ideias. 

Até quando pode viver assim?

Permita-se ser quem você é...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua felicidade depende de você! Não a terceirize jogando essa responsabilidade para outra pessoa

Trazendo luz à escuridão!

Os seus pensamentos e comportamentos são mesmo seus?